Sistematização de componentes comportamentais do praticar bullying: análise analítico-comportamental de dados de ciências sociais gerais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31505/rbtcc.v24i1.1718

Palavras-chave:

bullying, análise do comportamento, análise funcional

Resumo

Este estudo teve por objetivo sistematizar as variáveis que constituem o comportamento de praticar bullying em ambiente escolar, a partir de literatura científica geral, por meio de uma revisão bibliográfica. Foram introduzidas nas bases de dados descritores relativos à definição e ao comportamento de bullying, sendo selecionados 11 estudos para análise, dos quais 111 trechos foram analisados. Foram destacadas informações referentes a comportamentos ou componentes de comportamentos constituintes de praticar bullying (estímulos antecedentes, respostas e estímulos consequentes). Foi realizada avaliação da linguagem para nomear os comportamentos ou seus componentes, a partir dos critérios: clareza, precisão, concisão e objetividade. Os comportamentos e seus constituintes foram categorizados, sendo identificados 133 comportamentos constituintes da classe geral, renomeada de “praticar bullying” para “violentar frequentemente um par de modo que o autor demonstre o seu poder produzindo dano àquele”. Os resultados evidenciaram a diversidade de comportamentos que compõem o fenômeno, bem como suas possíveis variáveis instauradoras e mantenedoras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

04/04/2022

Como Citar

Lima, L. B., Panosso, M. G., & Kienen, N. (2022). Sistematização de componentes comportamentais do praticar bullying: análise analítico-comportamental de dados de ciências sociais gerais. Revista Brasileira De Terapia Comportamental E Cognitiva, 24(1), 1–25. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v24i1.1718

Edição

Seção

Pesquisas originais