Escolhas entre pontos do ENEM contingentes a comportamentos de estudo e contingentes a respostas concorrentes ao estudo

Autores

  • Juliany Christine Paiva e Silva Universidade Estadual do Piauí
  • Dyego de Carvalho Costa Universidade Estadual do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.31505/rbtcc.v24i1.1516

Palavras-chave:

Economia comportamental, Desconto de reforços, Autocontrole, Educação, ENEM

Resumo

Este estudo analisou as escolhas hipotéticas entre pontuações do ENEM contingentes a respostas pró-estudo e respostas concorrentes a estas, feitas por 30 estudantes das três séries do ensino médio de escolas púbicas e privadas. As pontuações foram apresentadas em díades e variaram de 400 a 1000 pontos em sete condições. As maiores pontuações foram para as respostas de estudo, enquanto as menores pontuações foram contingentes a respostas concorrentes ao estudo. Quanto menor a pontuação contingente ao estudo mais frequentes foram as escolhas pelas alternativas com menores pontos e atividades concorrentes. Os dados mostraram um desconto maior em escolas públicas do que nas escolas privadas. Os estudantes do primeiro ano foram os que tiveram os mais profundos descontos. Esses dados corroboram os achados da literatura, nos quais quanto menor a idade maior o desconto.

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Publicado

04/04/2022

Como Citar

Paiva e Silva, J. C., & Costa, D. C. (2022). Escolhas entre pontos do ENEM contingentes a comportamentos de estudo e contingentes a respostas concorrentes ao estudo. Revista Brasileira De Terapia Comportamental E Cognitiva, 24(1), 1–16. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v24i1.1516

Edição

Seção

Seção Especial: Análise do Comp., Teoria dos Jogos e Economia Comportamental