Escolhas entre pontos do ENEM contingentes a comportamentos de estudo e contingentes a respostas concorrentes ao estudo
DOI:
https://doi.org/10.31505/rbtcc.v24i1.1516Palavras-chave:
Economia comportamental, Desconto de reforços, Autocontrole, Educação, ENEMResumo
Este estudo analisou as escolhas hipotéticas entre pontuações do ENEM contingentes a respostas pró-estudo e respostas concorrentes a estas, feitas por 30 estudantes das três séries do ensino médio de escolas púbicas e privadas. As pontuações foram apresentadas em díades e variaram de 400 a 1000 pontos em sete condições. As maiores pontuações foram para as respostas de estudo, enquanto as menores pontuações foram contingentes a respostas concorrentes ao estudo. Quanto menor a pontuação contingente ao estudo mais frequentes foram as escolhas pelas alternativas com menores pontos e atividades concorrentes. Os dados mostraram um desconto maior em escolas públicas do que nas escolas privadas. Os estudantes do primeiro ano foram os que tiveram os mais profundos descontos. Esses dados corroboram os achados da literatura, nos quais quanto menor a idade maior o desconto.
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