Efeitos do Monitoramento sobre a Correspondência Fazer-Dizer em Crianças em uma Atividade Acadêmica

Autores

  • Douglas Fernandes Donaris UFSCar / Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino
  • Mariéle Diniz Cortez UFSCar / Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino

DOI:

https://doi.org/10.31505/rbtcc.v22i1.1414

Palavras-chave:

comportamento verbal; correspondência fazer-dizer; monitoramento; relato verbal; crianças

Resumo

Este estudo avaliou o efeito do monitoramento, isto é, da presença ou ausência de diferentes agentes sociais (adulto e criança), no autorrelato de crianças sobre seus desempenhos em uma atividade de leitura.  Participaram seis crianças com idades entre nove e 10 anos. “Fazer” consistiu em ler em voz alta uma palavra apresentada na tela de um computador e “Dizer” em relatar, após ouvir um feedback do computador, se a leitura foi ou não correta. Foram implementadas condições experimentais sem monitoramento, isto é, na ausência de agentes sociais (A), e com monitoramento, ou seja, na presença de um adulto (B) ou de uma criança (C), em um delineamento de reversão (ABACA e ACABA). Os resultados demonstraram que o monitoramento produziu um aumento nos níveis de correspondência de relatos de erros para todos os participantes e não foi observada diferença nos padrões de correspondência em função do tipo de monitor.

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Publicado

11/09/2020

Como Citar

Donaris, D. F., & Diniz Cortez, M. (2020). Efeitos do Monitoramento sobre a Correspondência Fazer-Dizer em Crianças em uma Atividade Acadêmica. Revista Brasileira De Terapia Comportamental E Cognitiva, 22(1). https://doi.org/10.31505/rbtcc.v22i1.1414

Edição

Seção

Pesquisas originais