Efeitos de reforçadores de magnitude aumentada e do controle aversivo na manutenção do seguimento de regras em estudantes universitários

Autores

  • Mariéle Diniz Cortez Universidade Federal de São Carlos - UFSCar https://orcid.org/0000-0003-3301-8330
  • Mayara da Silva Ferreira Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • Paola Martins Pedroso de Lima Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • Matheus Gabriel Alves da Silva Universidade Federal de São Carlos
  • Maria de Jesus Dutra dos Reis Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.31505/rbtcc.v22i1.1409

Palavras-chave:

comportamento verbal; comportamento governado por regras; controle aversivo; magnitude do reforçador; consequências programadas.

Resumo

Este estudo avaliou os efeitos da magnitude aumentada do reforço positivo (ganho de pontos) e do controle aversivo (perda de pontos) no seguimento de regras. Participaram 16 universitários expostos a uma tarefa de matching-to-sample. Os participantes, divididos em dois grupos, deveriam selecionar um de dois estímulos-comparação na presença de um estímulo contextual. No Grupo Ganho, iniciava-se a sessão com zero pontos e cada acerto produzia três pontos; no Grupo Perda, iniciava-se a sessão com 80 pontos e cada erro produzia a perda de um ponto. Foram realizadas 80 tentativas divididas em quatro blocos. Nos Blocos C1 e C2, as contingências eram correspondentes às regras; nos Blocos D1 e D2 eram discrepantes. O Grupo Perda apresentou média de acertos significativamente maior que o Grupo Ganho nos blocos discrepantes. A magnitude aumentada do reforço não se igualou aos efeitos do controle aversivo em relação ao abandono do seguimento de regras, confirmando estudos prévios.

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Publicado

11/09/2020

Como Citar

Cortez, M. D., Ferreira, M. da S., de Lima, P. M. P., da Silva, M. G. A., & dos Reis, M. de J. D. (2020). Efeitos de reforçadores de magnitude aumentada e do controle aversivo na manutenção do seguimento de regras em estudantes universitários. Revista Brasileira De Terapia Comportamental E Cognitiva, 22(1). https://doi.org/10.31505/rbtcc.v22i1.1409

Edição

Seção

Pesquisas originais