O efeito de instruções na correspondência verbal em autistas
DOI:
https://doi.org/10.31505/rbtcc.v20i3.1212Palavras-chave:
correspondência verbal, autismo, autorrelato de desempenho, regrasResumo
Participaram da pesquisa duas crianças e um adolescente que apresentavam diagnóstico de autismo. Foi investigado, a partir de uma tarefa de Matching to Sample (MTS), o efeito de regras gerais e específicas sobre a correspondência verbal fazer-dizer. Após cada tentativa do MTS, os participantes tinham que relatar se haviam acertado ou não a tentativa. As consequências aos relatos de acertos foram manipuladas em três condições experimentais: linha de base, reforçamento para relatos de acertos, reforçamento de relatos correspondentes e retorno à linha de base. As condições com reforçamento de relatos de acertos foram divididas em sem instrução e com instrução geral, que sinalizava a relação comportamento/consequências, e instrução específica, que sinalizava a relação ocasião/comportamento/consequência. As distorções foram muito mais numerosas nos relatos de erros e não variaram em função das condições experimentais. Houve variabilidade entre os participantes, mas, no geral, os resultados acompanharam a literatura com participantes típicos.
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