Contribuições da Prática de mindfulness para o desenvolvimento de habilidades terapêuticas

Autores

  • Bruno Luiz Avelino Cardoso Universidade Federal de São Carlos Instituto de Teoria e Pesquisa em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental
  • Marcelo Demarzo Universidade Federal de São Paulo, “Mente Aberta” – Centro Brasileiro de Mindfulness e Promoção de Saúde, Departamento de Medicina Preventiva Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.31505/rbtcc.v20i4.1112

Palavras-chave:

mindfulness (atenção plena), habilidades terapêuticas, prática clínica.

Resumo

No contexto clínico, comportamentos do terapeuta e a relação que ele estabelece com o cliente não apenas são relevantes, mas podem facilitar ou prejudicar o desenvolvimento do processo terapêutico. Pretendeu-se, a partir de uma revisão narrativa, apresentar algumas contribuições da prática de mindfulness para o
desenvolvimento de habilidades terapêuticas. Para isso, discutiu-se, a partir dos fundamentos conceituais do
mindfulness e da prática clínica em Psicologia, como o exercício da atenção plena pode auxiliar no
desenvolvimento de habilidades terapêuticas. Desse modo foi utilizado o modelo dos cinco elementos
proposto por Baer, Smith, Hopkins, Krietemeyer e Toney (2006) e Zarbock, Lynch, Ammann e Ringer (2015),
bem como as considerações de Fulton (2016) quanto às habilidades desenvolvidas por meio da atenção plena.
Destacou-se que a aprendizagem de atitudes próprias da prática da atenção plena pode colaborar para o
atendimento clínico a partir do fortalecimento do vínculo terapêutico entre cliente e profissional, bem como
favorece um ambiente de audiência não punitiva para os eventos que ocorrem durante a terapia, atitude
conhecida como aceitação ou “olhar do principiante”.

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Biografia do Autor

Bruno Luiz Avelino Cardoso, Universidade Federal de São Carlos Instituto de Teoria e Pesquisa em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de São Carlos Diretor Acadêmico do Instituto de Teoria e Pesquisa em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental (ITPC)

Marcelo Demarzo, Universidade Federal de São Paulo, “Mente Aberta” – Centro Brasileiro de Mindfulness e Promoção de Saúde, Departamento de Medicina Preventiva Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo

Universidade Federal de São Paulo, “Mente Aberta” – Centro Brasileiro de Mindfulness e Promoção de Saúde, Departamento de Medicina Preventiva Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo

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Publicado

24/04/2019

Como Citar

Cardoso, B. L. A., & Demarzo, M. (2019). Contribuições da Prática de mindfulness para o desenvolvimento de habilidades terapêuticas. Revista Brasileira De Terapia Comportamental E Cognitiva, 20(4), 81–92. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v20i4.1112

Edição

Seção

Artigos Conceituais