Compreensão e avaliação do TDAH: possíveis interlocuções entre as abordagens neuropsicológica e analítica comportamental

Autores

  • Rauni Jandé Roama Alves Editor Associado, [Curitiba-PR]

DOI:

https://doi.org/10.31505/rbtcc.v17i1.824

Palavras-chave:

TDAH, Neuropsicologia, Análise do Comportamento

Resumo

Esse artigo objetivou apresentar algumas reflexões sobre conceituação e avaliação psicológica do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) sob as visões neuropsicológica e analítica comportamental. Por meio de análises teóricas, foram realizadas interlocuções entre as duas abordagens, tendo como referência publicações de ambas as áreas sobre o transtorno. Em relação à neuropsicologia, verificaram-se possíveis envolvimentos do TDAH com alterações funcionais e neuroquímicas do sistema nervoso central, e frequentes estudos cognitivistas com as denominadas funções executivas. Em análise do comportamento, verificaram-se especulações sobre o envolvimento do comportamento verbal, do comportamento governado por regras e do comportamento de autocontrole. Verificou-se que as duas abordagens aplicadas conjuntamente podem apresentar contribuições significativas ao processo avaliativo do transtorno: a neuropsicologia, por meio de instrumentos e análise clínica dos critérios diagnósticos; e a análise do comportamento, por meio da análise funcional. As interlocuções foram possíveis, tanto conceituais quanto no processo de avaliação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

09/07/2015

Como Citar

Alves, R. J. R. (2015). Compreensão e avaliação do TDAH: possíveis interlocuções entre as abordagens neuropsicológica e analítica comportamental. Revista Brasileira De Terapia Comportamental E Cognitiva, 17(1), 35–53. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v17i1.824

Edição

Seção

Pesquisas originais