Problemas de comportamento: um panorama da área
DOI:
https://doi.org/10.31505/rbtcc.v5i2.74Palavras-chave:
problemas de comportamento, relacionamento pais-filhos, relacionamento professor-aluno, análise do comportamento, behavior problems, parents-children relationship, teacher-student relationship, behavior analysisResumo
A terminologia problemas de comportamento apresenta sérias dificuldades quanto à definição, classificação e diagnóstico, prejudicando a análise dos comportamentos considerados desviantes, bem como as intervenções necessárias para evitá-los e/ou saná-los, seja em contexto clínico ou educacional. É possível verificar a existência de grupos distintos de estudiosos quanto a compreensão e emprego do termo problema de comportamento. De umlado, há o modelo médico ou biológico, que aborda o assunto prioritariamente em termos de sintomas. De outro, há autores que vêem a categoria mais funcionalmente, analisando tanto déficits de comportamentos, como excedentes comportamentais. Entende-se como possívelumaanálise de ambas posturas a partir de uma leitura unificadora, considerando tanto os comportamentos indicativos de problemas de comportamento, como suas análises funcionais. Assim, o presente texto tem por objetivo apresentar ambas posturas, organizadas em relação a definições, características, determinantes, diagnósticos e tratamentos da categoria problema de comportamento.Downloads
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