Características Psicométricas do Teste Pictórico de Perfis Cognitivos

Autores

  • Donizete Tadeu Leite UFU
  • Renata Ferrarez Fernandes Lopes UFU
  • Lívia Melo Gonçalves UFU
  • Ederaldo José Lopes UFU

DOI:

https://doi.org/10.31505/rbtcc.v16i2.688

Palavras-chave:

Teste Pictórico dos Perfis Cognitivos (TPPC), transtornos da personalidade, esquemas cognitivos, Questionário de Crenças dos Transtornos de Personalidade – Forma Reduzida (PBQ-SF)

Resumo

Este estudo avaliou as propriedades psicométricas do Teste Pictórico dos Perfis Cognitivos (TPPC) através da consistência interna e da validade convergente do TPPC com a versão brasileira do Personality Belief Questionnaire – Short Form (PBQ-SF). O TPPC, assim como o PBQ-SF, foi elaborado como um instrumento clínico e de pesquisa, com nove subescalas, para avaliar perfis de personalidade. Uma amostra de 86 alunos universitários respondeu à versão brasileira do PBQ-SF e o do TPPC. Os resultados apresentaram níveis satisfatórios para as estimativas de confiabilidade (alpha de Cronbach) do teste TPPC (alpha = 0,93). De um modo geral, os achados demonstram a validade convergente para o TPPC, sugerindo que ele também seja um instrumento prático para avaliar perfis cognitivos de personalidade, assim como o PBQ-SF.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

21/10/2014

Como Citar

Leite, D. T., Lopes, R. F. F., Gonçalves, L. M., & Lopes, E. J. (2014). Características Psicométricas do Teste Pictórico de Perfis Cognitivos. Revista Brasileira De Terapia Comportamental E Cognitiva, 16(2), 23–36. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v16i2.688

Edição

Seção

Pesquisas originais