Escola Experimental de Primatas: Análise da coerência entre pressupostos e práticas empíricas

Autores

  • Milena Monteiro Nagahama UFPA
  • Carlos Barbosa Alves de Souza UFPA

DOI:

https://doi.org/10.31505/rbtcc.v15i3.631

Palavras-chave:

modelos animais, escola experimental de primatas, homologia de processos comporta-mentais, coerência científica

Resumo

Este estudo investigou a coerência entre os pressupostos teóricos e a prática empírica dos estudos experimentais da Escola Experimental de Primatas (EEP), especialmente sobre a existência de homologias de processos comportamentais entre macacos-prego (Sapajus spp.) e seres humanos. Foram analisados 1) a origem dos objetivos e dos procedimentos dos estudos; 2) se os objetivos propostos foram alcançados ou não; e 3) se nos estudos da EEP é discutida a questão do modelo animal e/ou a aplicabilidade dos procedimentos utilizados nos estudos para humanos. Verificou-se que não são apresentados dados empíricos que sustentem a homologia sugerida na proposta teórica norteadora da EEP. Sugere-se 1) o desenvolvimento de estudos empíricos que validem a homologia de processos comportamentais entre alguns repertórios dos macacos-prego e humanos; e 2) dar início à aplicação dos achados da pesquisa básica da EEP no desenvolvimento de procedimentos para ensinar repertórios relacionais para pessoas com atraso no desenvolvimento cognitivo

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Publicado

11/02/2014

Como Citar

Nagahama, M. M., & Souza, C. B. A. de. (2014). Escola Experimental de Primatas: Análise da coerência entre pressupostos e práticas empíricas. Revista Brasileira De Terapia Comportamental E Cognitiva, 15(3), 72–87. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v15i3.631

Edição

Seção

Pesquisas originais