Discutindo o uso do laboratório de análise do comportamento no ensino de psicologia

Autores

  • Manuela Gomes-Lopes
  • Rodrigo Lopes Miranda
  • Silvania Sousa do Nascimento
  • Sérgio Dias Cirino

DOI:

https://doi.org/10.31505/rbtcc.v10i1.207

Palavras-chave:

Ensino de análise do comportamento, Ensino de psicologia, Laboratório experimental, Laboratório animal operante, Laboratório de análise do comportamento, Teaching behavior analysis, teaching psychology, experimental laboratory, animal operant laboratory.

Resumo

Neste artigo, é feita uma discussão sobre o uso do laboratório experimental como recurso didático no ensino de Psicologia a partir de aproximações entre a utilização do laboratório no ensino de Ciências e no ensino da Análise do Comportamento. Questiona-se sobre qual é o papel desempenhado pelo laboratório e quais são suas contribuições efetivas como recurso didático na aprendizagem dos alunos. As funções tradicionalmente associadas ao Laboratório Animal Operante são abordadas, assim como suas principais características e críticas recebidas. Ressalta-se, sobretudo, que as práticas de laboratório devem-se constituir como espaço para criação de condições em que os estudantes possam desenvolver habilidades que lhe serão imprescindíveis na futura profissão. É destacada, por fim, a pertinência de se conceber o Laboratório de Análise do Comportamento não necessariamente como Laboratório Animal Operante, mas como um espaço propício à realização de outras práticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

17/09/2008

Como Citar

Gomes-Lopes, M., Miranda, R. L., Nascimento, S. S. do, & Cirino, S. D. (2008). Discutindo o uso do laboratório de análise do comportamento no ensino de psicologia. Revista Brasileira De Terapia Comportamental E Cognitiva, 10(1), 67–79. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v10i1.207

Edição

Seção

Pesquisas originais