Efeitos do nível de autoridade do falante sobre a manutenção do seguimento de regras discrepantes por crianças

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31505/rbtcc.v26i1.1907

Palavras-chave:

autoridade, comportamento governado por regras, flexibilidade comportamental, regras

Resumo

Este estudo investigou os efeitos do nível de autoridade do falante sobre a manutenção do seguimento de regras discrepantes por crianças. Participaram doze crianças expostas a uma tarefa computadorizada de emparelhamento de acordo com o modelo programada com cinco blocos de 20 tentativas cada. Nos blocos 1, 3, e 5, uma regra correspondente às contingências foi apresentada pelo computador. Nos blocos 2 e 4, uma regra discrepante das contingências foi apresentada por falantes com diferentes níveis de autoridade (professor adulto e criança). Metade dos participantes foi exposta, primeiramente, à apresentação da regra discrepante pelo professor adulto e, depois, pela criança. A outra metade foi exposta à ordem contrária. Todos os participantes abandonaram o seguimento da regra discrepante e não foi observada diferença significativa entre os níveis de autoridade.  Confirmou-se que o seguimento da regra tende a ser abandonado quando contacta a discrepância entre a regra e a contingência em vigor.

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Publicado

12/09/2024

Como Citar

Lorbieski, L., Ribeiro Zapparoli, H., & Diniz Cortez, M. (2024). Efeitos do nível de autoridade do falante sobre a manutenção do seguimento de regras discrepantes por crianças. Revista Brasileira De Terapia Comportamental E Cognitiva, 26(1), e241907. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v26i1.1907

Edição

Seção

Pesquisas originais