Análise de um procedimento de comunicação funcional alternativa (picture exchange communication system)

Autores

  • Adriana Piñeiro Fidalgo
  • Juliana Palma de Godoi
  • Paula Suzana Gioia

DOI:

https://doi.org/10.31505/rbtcc.v10i1.180

Palavras-chave:

Síndrome do X-frágil, Síndrome de Down, Comportamento Verbal, PECS, Down Syndrome, Fragile X Syndrome, Verbal Behavior

Resumo

Indivíduos com desenvolvimento atípico apresentam, freqüentemente, atraso de desenvolvimento da fala, precisando, muitas vezes, de procedimentos de comunicação alternativa com estímulos visuais, como o PECS (Picture Exchange Communication System). Este trabalho apresenta resultados de duas pesquisas independentes, que investigaram a eficácia do PECS em ensinar a comunicação por troca de figuras e seus efeitos colaterais sobre a freqüência de verbalizações e de outros comportamentos específicos (manter contato visual e ficar sentado para P1; subir e descer escadas para P2). P1, 11 anos, foi diagnosticado com Síndrome do X-Frágil com características autísticas; e P2, 23 anos, é portadora de Síndrome de Down. Os dados mostraram que P2 aprendeu a fase 1 do PECS mais rapidamente do que P1. Houve aumento na freqüência de verbalizações de ambos participantes e as características estruturadas e concretas do treino contribuíram para o aumento da freqüência dos comportamentos específicos.

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Publicado

17/09/2008

Como Citar

Fidalgo, A. P., Godoi, J. P. de, & Gioia, P. S. (2008). Análise de um procedimento de comunicação funcional alternativa (picture exchange communication system). Revista Brasileira De Terapia Comportamental E Cognitiva, 10(1), 51–66. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v10i1.180

Edição

Seção

Pesquisas originais