História e ensino da análise do comportamento na Bahia: da criação do laboratório experimental à formação dos primeiros analistas do comportamento da FFCH/UFBA (1968/1980)

Autores

  • Rosane Maria Souza e Silva Instituto Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.31505/rbtcc.v23i1.1640

Palavras-chave:

história da psicologia na Bahia, história da análise do comportamento, laboratório de psicologia experimental

Resumo

O objetivo é descrever e analisar o processo de implantação do laboratório experimental e a formação dos primeiros analistas do comportamento do curso de psicologia da FFCH/UFBA. São apresentados os marcos iniciais da Análise do Comportamento no Brasil; o processo de criação do laboratório do curso de psicologia FFCH/UFBA; e a formação dos primeiros analistas do comportamento em Salvador, entre os anos de 1968 a 1980. Adota-se a perspectiva dos Estudos Sociais das Ciências e da História Crítica da Psicologia. As fontes primárias, acessadas nos arquivos da UFBA foram: atas, pareceres, cartas, ofícios, programas de curso, planos de aulas e relatórios. Verificou-se que o laboratório de psicologia experimental se estruturou a partir do suporte teórico-técnico dos psicólogos da AEC da USP e que a recepção à AEC no curso da UFBA atendeu às demandas de ensino e formação docente e discente no contexto acadêmico baiano, no período analisado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

19/12/2022

Como Citar

Silva, R. M. S. (2022). História e ensino da análise do comportamento na Bahia: da criação do laboratório experimental à formação dos primeiros analistas do comportamento da FFCH/UFBA (1968/1980). Revista Brasileira De Terapia Comportamental E Cognitiva, 23(1), 1–23. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v23i1.1640

Edição

Seção

Seção Especial: História e Ensino da Análise do Comportamento