Grupo de Espera Recreativo como instrumento de avaliação diagnóstica

Autores/as

  • Marina Monzani da Rocha
  • Paula Ferreira Braga
  • Edwiges Ferreira de Mattos Silvares

DOI:

https://doi.org/10.31505/rbtcc.v8i2.96

Palabras clave:

clínica-escola, avaliação diagnóstica, grupo recreativo, clinical-school, diagnostic evaluation, recreational group

Resumen

Estudos mostraram que as clínicas-escola de psicologia não atingiam seus objetivos de atendimento à comunidade. Foram propostas novas formas de atendimento, dentre elas o Grupo de Espera Recreativo - GER (grupo com crianças que, após triagem, brincam na clínica semanalmente, até serem atendidas pelos psicólogos). Objetiva-se diminuir a evasão e observar interações entre os participantes, auxiliando a avaliação-diagnóstica. Observaram-se as sessões do GER nas quais estavam presentes as crianças que foram encaminhadas para atendimento individual após o período de espera recreativa. Registrou-se a freqüência de comportamentos dentro de categorias negativas pré-determinadas das crianças referidas para atendimento individual e grupal. As crianças encaminhadas para atendimento individual apresentaram uma maior freqüência de comportamentos nas categorias. O GER mostrou-se útil como instrumento de avaliação-diagnóstica; possibilitando a observação comportamental antes do atendimento e a realização dos encaminhamentos adequados. Concluiu-se que o GER parece permitir alcançar um melhor atendimento à comunidade que procura os serviços da clínica-escola.

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Publicado

2006-07-01

Cómo citar

Rocha, M. M. da, Braga, P. F., & Silvares, E. F. de M. (2006). Grupo de Espera Recreativo como instrumento de avaliação diagnóstica. Revista Brasileña De Terapia Comportamental Y Cognitiva, 8(2), 115–125. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v8i2.96

Número

Sección

Pesquisas originais