Ensino de operantes verbais em pessoas com transtorno do espectro autista no The Analysis of Verbal Behavior: revisão sistemática

Autores/as

  • Bárbara Trevizan Guerra UNESP Bauru
  • Ana Claudia Moreira Almeida Verdu UNESP Bauru

DOI:

https://doi.org/10.31505/rbtcc.v18i2.884

Palabras clave:

autismo, comportamento verbal, ensino

Resumen

O Autismo está relacionado com atraso no comportamento verbal e a Análise do Comportamento tem permitido o desenvolvimento de tecnologias para ensino da linguagem. Esta pesquisa objetivou realizar uma revisão sistemática da literatura sobre ensino de comportamento verbal com autistas no periódico TAVB. A pesquisa foi realizada desde 1982 até 2013, com a palavra-chave autism. Foram encontrados 136 artigos, sendo 39 selecionados e analisados quanto aos objetivos, repertório de entrada, estruturas de ensino, idade, ano de publicação e resultados. Os resultados demonstraram que a maioria dos estudos ensinou mando e ecoico para indivíduos com idade entre três e seis anos, por tentativas discretas com o ensino de um único operante por sessão, sendo que a maioria dos participantes adquiriu o operante alvo. Observou-se escassez de pesquisas com crianças mais velhas, adolescentes e adultos, pessoas com autismo com ausência de repertórios verbais e estudos com instrução por exemplares múltiplos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2016-11-24

Cómo citar

Guerra, B. T., & Verdu, A. C. M. A. (2016). Ensino de operantes verbais em pessoas com transtorno do espectro autista no The Analysis of Verbal Behavior: revisão sistemática. Revista Brasileña De Terapia Comportamental Y Cognitiva, 18(2), 73–85. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v18i2.884

Número

Sección

Pesquisas originais