Treinamento para pais de adolescentes: Aprendendo conceitos comportamentais e práticas parentais para atuar na fase da adolescência

Autores/as

  • Priscilla Monteiro Hernandes de Toledo
  • Danila Secolim Coser

DOI:

https://doi.org/10.31505/rbtcc.v17i3.814

Palabras clave:

adolescência, treinamento de pais, práticas parentais

Resumen

O presente estudo teve como objetivo apresentar os resultados obtidos de um treinamento para pais de adolescentes. A coleta de dados se deu a partir de avaliações com dois grupos, sendo um grupo controle, outro experimental. Entrevistas pré e pós-treinamento foram realizadas através de questionário semiestruturado com 12 pais e também com seus filhos, sendo 15 o total. Oito sessões diárias, estruturadas, compuseram o treinamento no qual foram discutidas práticas parentais adequadas para lidar com o filho adolescente. Após as intervenções, mudanças relativas ao que foi treinado foram identificadas nas entrevistas finais, no grupo experimental, tanto nos pais como nos adolescentes. Os resultados permitem concluir que um treinamento voltado para pais de adolescentes vem a ser uma medida de intervenção válida para promover ambientes mais saudáveis para o desenvolvimento dos filhos adolescentes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2016-04-06

Cómo citar

Toledo, P. M. H. de, & Coser, D. S. (2016). Treinamento para pais de adolescentes: Aprendendo conceitos comportamentais e práticas parentais para atuar na fase da adolescência. Revista Brasileña De Terapia Comportamental Y Cognitiva, 17(3), 38–54. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v17i3.814

Número

Sección

Pesquisas originais