Avaliando a pesquisa sobre o ensino de análise funcional para professores no Brasil

Autores/as

  • Juliana Helena dos Santos Silvério Abreu PUC SP e IACC
  • Sergio Vasconcelos de Luna PUC SP
  • Paulo Roberto Abreu Editor Associado, [Curitiba-PR]

DOI:

https://doi.org/10.31505/rbtcc.v16i3.712

Palabras clave:

análise funcional, treino de professores, educação, análise de contingências, análise do com-portamento aplicada

Resumen

A análise do comportamento produziu uma linha de pesquisas voltada para a investigação do ensino de análises funcionais. No Brasil surgiram dois grupos de pós-graduação, sendo um da UNESP e outro da PUC-SP. O objetivo do presente estudo foi analisar os procedimentos comuns a algumas dessas pesquisas de modo a identificar a sua conformidade com os princípios comportamentais para o ensino. A seleção das pesquisas para essa análise foi feita por meio de consulta ao currículo dos orientadores das pesquisas e do website das bibliotecas. Os resultados mostraram alguns princípios não contemplados em ambos os grupos, como a adequação dos procedimentos de treino aos repertórios prévios dos participantes, ao seu ritmo e aos passos necessários para o aprendizado. Dentro dos princípios contemplados, figuram a designação dos recursos, a promoção do responder constante e a apresentação de atividades de ensino. Como conclusões finais, sugere-se o seguimento desses princípios para o aprimoramento das futuras pesquisas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Sergio Vasconcelos de Luna, PUC SP

PUC SP

Publicado

2015-01-21

Cómo citar

Abreu, J. H. dos S. S., Luna, S. V. de, & Abreu, P. R. (2015). Avaliando a pesquisa sobre o ensino de análise funcional para professores no Brasil. Revista Brasileña De Terapia Comportamental Y Cognitiva, 16(3), 50–69. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v16i3.712

Número

Sección

Revisões sistemáticas de literatura