Uma revisão sistemática de estudos experimentais sobre Treinamento de Habilidades Sociais

Autores/as

  • Lucas Cordeiro Freitas UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.31505/rbtcc.v15i2.604

Palabras clave:

habilidades sociais, competência social, estudos experimentais, revisão de literatura

Resumen

O presente trabalho buscou caracterizar os estudos experimentais publicados em periódicos nacionais na área do Treinamento de Habilidades Sociais e identificar tendências metodológicas e possíveis lacunas nas pesquisas encontradas. Foram recuperados, na íntegra, os 10 estudos experimentais citados no trabalho de Bolsoni-Silva el al. (2006) e foi realizada uma busca no banco de dados SCIELO, compreendendo o período entre 2004 e 2012. A maioria das pesquisas localizadas foi realizada com sujeitos com características clínicas, tendo como objetivo a avaliação de diferentes componentes das habilidades socais por meio da observação sistemática do comportamento. Os estudos apresentam contribuições em termos da caracterização do repertório de habilidades sociais e da competência social de pacientes psiquiátricos psicóticos e da verificação da efetividade de programa de intervenção com estudantes universitários.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2013-08-20

Cómo citar

Freitas, L. C. (2013). Uma revisão sistemática de estudos experimentais sobre Treinamento de Habilidades Sociais. Revista Brasileña De Terapia Comportamental Y Cognitiva, 15(2), 75–88. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v15i2.604

Número

Sección

Revisões sistemáticas de literatura