Transtorno Bipolar: Avaliação de um Programa de Psicoeducação sob o Enfoque da Análise do Comportamento

Autores/as

  • Samir Vidal Mussi UEL
  • Maria Rita Zoéga Soares USP
  • Renata Grossi USP

DOI:

https://doi.org/10.31505/rbtcc.v15i2.602

Palabras clave:

Psicoeducação, Grupo, Transtorno Afetivo Bipolar, Análise do Comportamento

Resumen

A psicoeducação é uma das estratégias que deve ser inserida no tratamento de pacientes com diagnóstico de transtorno bipolar, e tem demonstrado eficácia para fomentar respostas relacionadas à adesão à medicação. O objetivo deste estudo foi avaliar a efetividade de um programa de psicoeducação, aplicado a 9 pacientes com diagnóstico de transtorno bipolar, os quais se encontravam em tratamento em um hospital público. Para avaliação foram aplicadas as escalas de depressão (Hamilton), de mania (Young) e de Qualidade de Vida (WHOQOL). Foram realizadas 16 sessões de atendimento em grupo. Os resultados mostram que houve redução significativa na mania do pré para o pós-teste e melhora no domínio “Físico” da escala de Qualidade de Vida. Além disso, a alta frequência de pacientes com depressão leve e os relatos de conflitos familiares apontam a necessidade de intervenção com a família e focadas no treino de habilidades sociais.

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Publicado

2013-08-20

Cómo citar

Mussi, S. V., Soares, M. R. Z., & Grossi, R. (2013). Transtorno Bipolar: Avaliação de um Programa de Psicoeducação sob o Enfoque da Análise do Comportamento. Revista Brasileña De Terapia Comportamental Y Cognitiva, 15(2), 45–63. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v15i2.602

Número

Sección

Pesquisas originais