Role-playing como estratégia facilitadora da análise funcional em contexto clínico

Autores/as

  • Vivian Bonani de Souza UNESP Bauru
  • Natália Pinheiro Orti UNESP Bauru
  • Alessandra Turini Bolsoni-Silva UNESP Bauru

DOI:

https://doi.org/10.31505/rbtcc.v14i3.551

Palabras clave:

análise funcional, role-playing, terapia analítico-comportamental

Resumen

Na terapia analítico-comportamental, utilizam-se diversas técnicas, entre elas o role-playing e a análise funcional. O role-playing é viável para modelar comportamentos relevantes, enquanto a análise funcional é utilizada para avaliação diagnóstica e para produzir autoconhecimento. Entretanto, algumas queixas apre-sentam características que dificultam a produção de autoconhecimento, sem o qual o cliente pode não ade-rir à modelagem de repertórios alternativos. O presente trabalho busca exemplificar a associação de role-playing e análise funcional enquanto procedimento para facilitar o desenvolvimento de autoconhecimento em clientes com déficits de discriminação de relações funcionais e dificuldades interpessoais. Uma sessão foi selecionada, de um total de 12 encontros em grupo. Como resultado principal, destaca-se o aumento de autorrevelação e discriminação de relações funcionais pelos clientes. Conclui-se que o role-playing possa ser ambiente para ensinar o cliente a descrever relações funcionais e produzir autoconhecimento diante de queixas interpessoais e dificuldade de discriminação das contingências em vigor

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Publicado

2013-05-01

Cómo citar

Souza, V. B. de, Orti, N. P., & Bolsoni-Silva, A. T. (2013). Role-playing como estratégia facilitadora da análise funcional em contexto clínico. Revista Brasileña De Terapia Comportamental Y Cognitiva, 14(3), 102–122. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v14i3.551

Número

Sección

Pesquisas originais