Emergência de leitura em crianças com fracasso escolar: efeitos do controle por exclusão

Autores/as

  • Rebeca Pereira Cabral UFPA
  • Grauben José Alves de Assis UFPA
  • Verônica Bender Haydu UEL

DOI:

https://doi.org/10.31505/rbtcc.v14i3.550

Palabras clave:

controle de estímulos, equivalência de estímulos, responder por exclusão, leitura, crianças

Resumen

Em estudo prévio, crianças jovens responderam por exclusão em um procedimento de escolha de acordo com modelo (MTS), mas não aprenderam todas as relações entre nomes e objetos após uma única tentativa. Com objetivo de investigar a escolha por exclusão no ensino de leitura de palavras em um contexto de brincadeira após uma única tentativa, e testar a eficácia desse procedimento para o desenvolvimento de leitura de palavras formadas pela recombinação de sílabas, cinco crianças com histórico de fracasso escolar foram submetidas ao procedimento de MTS. Todos os participantes escolheram por exclusão, aprenderam novas relações condicionais entre palavra ditada e palavra impressa em uma única tentativa e foram capazes de ler parte das palavras do teste de generalização. Esses resultados apontam que responder por exclusão em um procedimento de MTS foi eficaz para: ensinar relações condicionais em uma única tentativa e estabelecer o controle parcial pelas unidades silábicas

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Publicado

2013-05-01

Cómo citar

Cabral, R. P., Assis, G. J. A. de, & Haydu, V. B. (2013). Emergência de leitura em crianças com fracasso escolar: efeitos do controle por exclusão. Revista Brasileña De Terapia Comportamental Y Cognitiva, 14(3), 88–101. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v14i3.550

Número

Sección

Pesquisas originais