Avaliação da ansiedade e do processamento da atenção em universitários através da tarefa de Stroop Emocional

Autores/as

  • Wilson Vieira Melo UFRGS
  • Marjana Peixoto UFRGS
  • Alcyr Oliveira UFRGS
  • Lisiane Bizarro UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.31505/rbtcc.v14i2.505

Palabras clave:

Stroop Emocional, universitários, ansiedade

Resumen

O Stroop Emocional vem sendo utilizado com notável frequência nos últimos anos, sendo a tarefa de avaliação do viés de atenção mais usada em experimentos para este fim. O objetivo deste estudo foi comparar o viés de atenção para palavras emocionais em pessoas com diferentes níveis de ansiedade de traço e de estado usando o Stroop Emocional. Os participantes foram estudantes universitários (n=111, M=21,6 anos de idade) que responderam ao IDATE. No Stroop Emocional, foram utilizados 20 pares de palavras com alto nível de ativação e valência negativa, pareadas com imagens controle neutras, advindas do Affective Norms for English Words (ANEW). Apesar de ter sido observado parcialmente o efeito Stroop nesta amostra, tais resultados indicaram que a ansiedade de traço ou estado não são importantes para o viés de atenção para estímulos negativos com altos níveis de ativação.

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Publicado

2012-08-12

Cómo citar

Melo, W. V., Peixoto, M., Oliveira, A., & Bizarro, L. (2012). Avaliação da ansiedade e do processamento da atenção em universitários através da tarefa de Stroop Emocional. Revista Brasileña De Terapia Comportamental Y Cognitiva, 14(2), 23–35. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v14i2.505

Número

Sección

Pesquisas originais