Utilizando frases como unidades de ensino de leitura: um procedimento baseado na equivalência de estímulos

Autores/as

  • Vera Lucia de Oliveira Ponciano Faculdade Anhanguera Itapecerica da Serra
  • Melania Moroz PUC SP

DOI:

https://doi.org/10.31505/rbtcc.v14i1.492

Palabras clave:

leitura, leitura de frases, equivalência de estímulos, software educativo

Resumen

O modelo de equivalência de estímulos tem sido aplicado em situações de ensino de leitura, comumente utilizando-se a palavra como unidade de ensino. O presente trabalho teve por objetivos elaborar, aplicar e avaliar um procedimento de leitura utilizando a frase como unidade de ensino, para dois alunos encaminhados para atividades de recuperação. A proposta de ensino foi aplicada individualmente com uso do software educativo Mestre. Antes do ensino, os participantes não liam frases. Após o procedimento implementado, ambos apresentaram emergência de leitura das frases de ensino; no entanto, na leitura generalizada de frases, os níveis de desempenho foram diferenciados. Verificou-se ainda que houve manutenção dos de-sempenhos apresentados após um intervalo de 28 dias. Os dados obtidos evidenciam que, após a proposta, ambos os participantes ampliaram seu repertório de leitura, atingindo níveis de desempenho superiores aos apresentados anteriormente.

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Publicado

2012-07-04

Cómo citar

Ponciano, V. L. de O., & Moroz, M. (2012). Utilizando frases como unidades de ensino de leitura: um procedimento baseado na equivalência de estímulos. Revista Brasileña De Terapia Comportamental Y Cognitiva, 14(1), 38–56. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v14i1.492

Número

Sección

Pesquisas originais