Aprendizagem Ostensiva, Comportamento de Ouvinte e Transferência de Função por Pareamento de Estímulos

Autores/as

  • Christian Vichi Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Gabriela Souza do Nascimento Universidade Federal do Pará
  • Carlos Barbosa Alves de Souza Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.31505/rbtcc.v14i1.489

Palabras clave:

comportamento verbal, comportamento do ouvinte, aprendizagem ostensiva, condicionamento pavloviano

Resumen

Skinner ao definir comportamento verbal em 1957 exclui o comportamento do ouvinte desta categoria. No entanto, alguns autores como Horne e Lowe e Stemmer sugerem que o comportamento de ouvinte pode ser condição necessária para aquisição do comportamento verbal. Stemmer propõe que o comportamento de ouvinte se dá através de aprendizagem ostensiva, aprendizagem que ocorre por pareamento de estímulos, semelhante à pavloviana, e que uma vez adquirido pode ser transferido para o de falante e reforçado diferencialmente. O presente trabalho irá sugerir semelhanças entre as propostas de Stemmer e o que Pavlov chamou de Segundo Sistema de Sinais, discutindo evidências empíricas sobre transferência de função de estímulos tanto em não-humanos como em humanos na literatura experimental. Apontará a viabilidade das propostas teóricas de Pavlov e Stemmer para ajudar a esclarecer os processos comportamentais subjacentes à área de equivalência de estímulos.

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Publicado

2012-07-04

Cómo citar

Vichi, C., Nascimento, G. S. do, & Souza, C. B. A. de. (2012). Aprendizagem Ostensiva, Comportamento de Ouvinte e Transferência de Função por Pareamento de Estímulos. Revista Brasileña De Terapia Comportamental Y Cognitiva, 14(1), 16–30. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v14i1.489

Número

Sección

Pesquisas originais