Influência de atividades pedagógicas sobre o comportamento de crianças hospitalizadas e seus acompanhantes

Autores/as

  • Rosana Ap. Salvador Rossit UFSCar
  • Daniela Cristiane de Fávere UFCar

DOI:

https://doi.org/10.31505/rbtcc.v13i3.461

Palabras clave:

análise qualitativa, hospitalização infantil, educação, atividades

Resumen

O objetivo desse estudo foi avaliar a influência de atividades pedagógicas sobre o comportamento de crianças hospitalizadas e seus acompanhantes. O estudo foi desenvolvido na Pediatria/SUS da Santa Casa de Misericórdia de uma cidade do interior do estado de São Paulo. Foram estudadas 87 crianças de ambos os gêneros e seus acompanhantes. As etapas da pesquisa foram: (1) observação do comportamento das díades criança-acompanhante antes da intervenção; (2) entrevista para caracterização dos participantes; (3) observação do comportamento das díades criança-acompanhante durante as atividades; (4) entrevista final, separadamente para as crianças e os acompanhantes, com a pergunta: “o que você achou das atividades?”. Os resultados indicaram influências positivas das atividades pedagógicas sobre o comportamento das crianças e seus acompanhantes, com repercussão sobre o estado de saúde física, mental e emocional, assim como sobre o ambiente hospitalar e na interação com os funcionários.

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Publicado

2012-01-12

Cómo citar

Rossit, R. A. S., & Fávere, D. C. de. (2012). Influência de atividades pedagógicas sobre o comportamento de crianças hospitalizadas e seus acompanhantes. Revista Brasileña De Terapia Comportamental Y Cognitiva, 13(3), 52–67. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v13i3.461

Número

Sección

Pesquisas originais