Formação de professores em análise do comportamento para manejo de comportamentos considerados violentos de alunos.

Autores/as

  • Clarissa Moreira Pereira
  • Paula S. Gioia

DOI:

https://doi.org/10.31505/rbtcc.v12i1/2.419

Palabras clave:

Educação, Análise do comportamento, Formação de professores, Violência

Resumen

Este trabalho propôs-se a criar e testar um procedimento de ensino de conceitos da “Análise do Comportamento” para professores, enfatizando o lidar com comportamentos considerados pelos professores como violentos de seus alunos. Participaram 18 docentes de uma escola de ensino fundamental da rede municipal de São Paulo. As fases do procedimento foram; a) Questionário sobre violência; b) Registro do comportamento dos alunos pelos professores: c) Observação em sala de aula e d) Preparação dos professores. Os resultados mostraram que: a) Ocorreu “violência” no contexto escolar pesquisado; e b) Uma intervenção, como a proposta, pôde alterar o comportamento do professor de consequenciar adequadamente o comportamento de seu aluno, mas o relato do que ocorreu em sala de aula, continuou o mesmo, após a preparação do docente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2010-07-01

Cómo citar

Pereira, C. M., & Gioia, P. S. (2010). Formação de professores em análise do comportamento para manejo de comportamentos considerados violentos de alunos. Revista Brasileña De Terapia Comportamental Y Cognitiva, 12(1/2), 121–145. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v12i1/2.419

Número

Sección

Pesquisas originais