Formação de terapeutas analítico analítico-comportamentais: efeitos de um instrumento para avaliação de desempenho.

Autores/as

  • Esther de Matos Ireno
  • Sonia Beatriz Meyer

DOI:

https://doi.org/10.31505/rbtcc.v11i2.404

Palabras clave:

Formação profissional, Avaliação de desempenho, Auto-avaliação, Terapeutas analítico-comportamentais

Resumen

O objetivo da investigação foi avaliar os efeitos da utilização de uma lista de verificação de desempenho de terapeutas analítico-comportamentais sobre a atuação de nove duplas de terapeutas iniciantes, alunos de curso de especialização em terapia comportamental. Os terapeutas participantes assistiram a 13 sessões por eles realizadas e foram gradualmente avaliando seu próprio desempenho. O registro foi feito na lista de verificação em um delineamento de linha-debase múltipla. Os resultados indicaram que a utilização do instrumento teve algum efeito positivo sobre o desempenho geral dos terapeutas, em especial sobre os desempenhos relacionados à coleta de dados e estabelecimento de aliança terapêutica. Não foram obtidos resultados tão positivos com relação às estratégias de intervenção do terapeuta. Foram discutidas outras variáveis que podem ter influenciado os resultados, como experiência clínica, supervisor, tipo de caso atendido e validade/confiabilidade do instrumento.

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Publicado

2009-07-01

Cómo citar

Ireno, E. de M., & Meyer, S. B. (2009). Formação de terapeutas analítico analítico-comportamentais: efeitos de um instrumento para avaliação de desempenho. Revista Brasileña De Terapia Comportamental Y Cognitiva, 11(2), 305–328. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v11i2.404

Número

Sección

Pesquisas originais