A avaliação de um programa de treinamento da empatia com universitários

Autores/as

  • Eliane Falcone

DOI:

https://doi.org/10.31505/rbtcc.v1i1.267

Palabras clave:

Treinamento da empatia, Empatia e comunicação, Habilidades sociais, Empatia, Empathy training, Empaty and communication, Social skills, Empathy

Resumen

Este estudo avaliou a eficácia de um Programa de Treinamento da Empatia (PTE) no desenvolvimento do comportamento empático de estudantes universitários. Foram designados, randomicamente, dez sujeitos (três do sexo masculino e sete do sexo feminino) para o grupo experimental e sete sujeitos (quatro do sexo masculino e três do sexo feminino) para o grupo controle. Os sujeitos foram filmados em situações de jogos de papéis, antes e depois do treinamento, com follow up de 30 dias. Os conteúdos verbal e não-verbal de seus comportamentos foram avaliados por seis juizes previamente treinados e cegos para ambos os grupos. O PTE foi realizado em 11 encontros de duas horas. Os testes t de Student e Mann-Whitney revelaram mudança significativa entre os sujeitos experimentais em relação aos sujeitos controle, na comunicação verbal e em quatro dos 12 aspectos da comunicação não-verbal.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

1999-02-01

Cómo citar

Falcone, E. (1999). A avaliação de um programa de treinamento da empatia com universitários. Revista Brasileña De Terapia Comportamental Y Cognitiva, 1(1), 23–32. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v1i1.267

Número

Sección

Pesquisas originais