Controle de estímulos e relações de equivalência

Autores/as

  • Maria Martha Costa Hübner

DOI:

https://doi.org/10.31505/rbtcc.v8i1.22

Palabras clave:

controle de estímulos, relações de equivalência, discriminação simples e condicional, stimulus control, equivalence relations, simple and conditional discrimination

Resumen

Opresente artigo didático descreve a trajetória da área de controle de estímulos até a proposição do paradigma de equivalência, definindo e encadeando os principais conceitos envolvidos e suas implicações à compreensão crescente de processos comportamentais complexos, tais como o aprendizado do comportamento verbal, da noção de "significado" e dos comportamentos simbólicos, em geral. Apresenta a lógica dos primeiros experimentos de Sidman, indicando o caminho indutivo e cuidadoso do autor até chegar à proposição do paradigma de equivalência e aponta as implicações educacionais do modelo (economia no ensino, procedimentos para ensino de leitura, escrita e comportamento matemático), bem como novos estudos na área que prometem implicações para o contexto clínico.

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Publicado

2006-02-01

Cómo citar

Hübner, M. M. C. (2006). Controle de estímulos e relações de equivalência. Revista Brasileña De Terapia Comportamental Y Cognitiva, 8(1), 95–102. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v8i1.22

Número

Sección

Artigo Didático