Uma proposta de definição de comportamento no behaviorismo radical

Autores/as

  • Carlos Eduardo Lopes

DOI:

https://doi.org/10.31505/rbtcc.v10i1.206

Palabras clave:

Behaviorismo radical, Análise do comportamento, Interpretação relacional, Conceito de comportamento, Radical behaviorism, Behavior analysis, Relational interpretation, Concept of behavior.

Resumen

O objetivo deste ensaio é construir uma definição de comportamento no Behaviorismo Radical. Defende-se que tal definição de comportamento deve levar em consideração (1) os compromissos filosóficos do Behaviorismo Radical, (2) o aspecto dinâmico do comportamento, e (3) a articulação entre eventos, estados e processos. Partindo de uma interpretação relacional do Behaviorismo Radical, o presente ensaio defende que o comportamento pode ser entendido como uma relação organismo-ambiente, cuja dinâmica é uma coordenação sensório-motora. Como resultado dessa dinâmica, temos um fluxo comportamental que pode ser analisado em termos de uma relação de interdependência entre eventos ambientais, eventos comportamentais, estados comportamentais e processos comportamentais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2008-09-17

Cómo citar

Lopes, C. E. (2008). Uma proposta de definição de comportamento no behaviorismo radical. Revista Brasileña De Terapia Comportamental Y Cognitiva, 10(1), 1–13. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v10i1.206

Número

Sección

Pesquisas originais