Relações entre tatos e mandos durante a aquisição

Autores/as

  • Cristiane Alves
  • Antonio de Freitas Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.31505/rbtcc.v9i2.200

Palabras clave:

Comportamento verbal, Tatos, Mandos, Independência funcional, Verbal behavior, Tacts, Mands, Functional independence

Resumen

O presente estudo investigou as relações funcionais entre os operantes verbais, tato e mando, já que os dados da literatura são inconclusivos. Foram verificadas relações entre os operantes verbais “Let” e “Zut”, arbitrariamente relacionados às posições, esquerda e direita, cada um com função ora de tato, ora de mando. Foi verificada a ocorrência de respostas de mando após o treino direto das respostas de tato, a partir do procedimento de treinos múltiplos. Participaram da pesquisa seis crianças entre dois anos e cinco meses e quatro anos e um mês, que freqüentavam uma escola na qual o estudo foi realizado. Cinco de seis participantes emitiram respostas de mando não-treinadas diretamente após o treino do tato, ou seja, apresentaram dependência funcional. Este resultado foi relacionado a algumas variáveis facilitadoras, como o procedimento de treinos múltiplos, a exigência da comunidade verbal a qual as crianças estavam expostas, a idade dos participantes, dentre outras.

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Publicado

2007-07-01

Cómo citar

Alves, C., & Ribeiro, A. de F. (2007). Relações entre tatos e mandos durante a aquisição. Revista Brasileña De Terapia Comportamental Y Cognitiva, 9(2), 289–305. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v9i2.200

Número

Sección

Pesquisas originais