Algumas considerações sobre o responder relacional

Autores/as

  • Márcio Borges Moreira
  • João Claudio Todorov
  • Lauro Eugênio Guimarães Nalini

DOI:

https://doi.org/10.31505/rbtcc.v8i2.100

Palabras clave:

responder relacional, discriminação simples simultânea, discriminação condicional, relational responding, simultaneous simple discrimination, conditional discrimination

Resumen

Um dos grandes desafios da Análise Experimental do Comportamento tem sido o de explorar, conceitual e metodologicamente, como estímulos, ou relações entre estímulos, passam a controlar determinado comportamento. Os trabalhos sobre a formação de classes de estímulos equivalentes têm alargado os horizontes da disciplina sobre o responder relacional, sobretudo quando o fenômeno se dá no contexto da linguagem e do comportamento simbólico. Dos estudos iniciais sobre equivalência até aqueles conduzidos nos dias de hoje, grande quantidade de dados empíricos foi obtida e algumas formulações teóricas elaboradas. O presente estudo, de caráter teórico e didático, faz um apanhado genérico do desenvolvimento do conceito de responder relacional, enfatizando a necessidade de se atentar aos procedimentos de treino que levam ao estabelecimento do controle por estímulos de tal responder.

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Publicado

2006-07-01

Cómo citar

Moreira, M. B., Todorov, J. C., & Nalini, L. E. G. (2006). Algumas considerações sobre o responder relacional. Revista Brasileña De Terapia Comportamental Y Cognitiva, 8(2), 192–211. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v8i2.100

Número

Sección

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