Effects of Behavioral Skills Training on Performance of College Students in Working with Autistic Children

Authors

  • Daniel Carvalho De Matos Universidade Ceuma e Universidade Federal do Maranhão
  • Maria Martha Costa Hübner Universidade de São Paulo
  • Pollianna Galvão Soares de Matos Universidade CEUMA e Universidade Federal do Maranhão
  • Creuziana Xavier de Araújo Universidade Federal do Maranhão
  • Laura Gomes da Silva Universidade CEUMA

DOI:

https://doi.org/10.31505/rbtcc.v23i1.1421

Keywords:

Autism Spectrum Disorder, Behavioral skills training, Verbal operants. College students

Abstract

The training of people in Applied Behavior Analysis (ABA), through Behavioral Skills Training (BST), to intervene with children with Autism Spectrum Disorder (ASD) involves guidelines on target behaviors to be taught, modeling, behavioral rehearsal and feedback. The literature presents positive results in training several populations. This research assessed the effects on teaching verbal operants by six Psychology students in a research and intervention laboratory. They went through a mandatory observational internship involving behavioral intervention in children with ASD. During baseline, none of them demonstrated 90% accuracy. When BST training with immediate and delayed feedback were defined, this accuracy level was achieved by all of participants. Both baseline and training were conducted with a research assistant. After training, a generalization probe was conducted during the teaching of verbal operants to a child with ASD and all college students demonstrated 100% accuracy.

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Author Biographies

Daniel Carvalho De Matos, Universidade Ceuma e Universidade Federal do Maranhão

Psicólogo, Mestre e Doutor em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento pela PUC-SP. Docente do curso de Psicologia da Universidade Ceuma e docente colaborador do curso de mestrado em Psicologia da Universidade Federal do Maranhão

Maria Martha Costa Hübner, Universidade de São Paulo

Graduou-se em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1979), concluiu mestrado e doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1982 e 1990, respectivamente. Atualmente é professora titular na Universidade de São Paulo. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Psicologia de 2002 a 2005; coordenou o programa de Pós Graduação em Psicologia Experimental da USP (nota máxima na CAPES) de 2005 a novembro de 2012; foi presidente da Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental por dois biênios 2008/2009 e 2010/2011. Em 2014 foi eleita Presidente da Association for Behavior Analysis International (ABAI- 2014 a 2017), tendo atuado junto ao Conselho Executivo da ABAI de 2009 a 2014 (Maio) como Representante Internacional eleita. Atualmente coordena o Serviço de Psicologia da Divisão de Psiquiatria e Psicologia do Hospital Universitário da USP. É pesquisadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE). Tem experiência de docência, pesquisa e aplicação em Psicologia, em Análise do Comportamento, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento verbal, aprendizagem, leitura, equivalência de estímulos, leitura recombinativa, autismo e terapia comportamental. Em Maio de 2018 recebeu o Prêmio por "International Dissemination of Behavior Analysis", concedido pela ABAI , maior fórum científico mundial na área.

Pollianna Galvão Soares de Matos, Universidade CEUMA e Universidade Federal do Maranhão

Psicóloga com doutorado (2014) e mestrado (2008) em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB). Possui especialização lato sensu em Psicologia Escolar (UnB). Realiza Pós-Doutorado em Psicologia na Universidade de Brasília (UnB). É professora e pesquisadora do Curso de Graduação em Psicologia da Universidade CEUMA e professora colaboradora do Curso de Mestrado Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSI) da Universidade Federal do Maranhão. Atuou no CESPE (Centro de Seleção e Promoção de Eventos) da UnB entre 2007-2015, junto à Diretoria de Pesquisa em Avaliação Educacional em processos de avaliação educacional em larga escala. É membro do Grupo de Trabalho (GT) de Psicologia Escolar e Educacional da ANPEPP (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia). Compõe a diretoria do Conselho Regional de Psicologia do Maranhão, como conselheira secretária e preside a Comissão de Psicologia na Educação do Maranhão (CRP-MA). Suas áreas de interesse são Psicologia e Educação, com ênfase nos temas: psicologia escolar em escolas e ONGs; história da atuação e formação em psicologia escolar no Maranhão; inclusão escolar e autismo; formação de professores e educadores sociais; desenvolvimento e avaliação de competências. 

 

Published

2022-12-19

How to Cite

De Matos, D. C., Hübner, M. M. C., de Matos, P. G. S., de Araújo, C. X., & da Silva, L. G. (2022). Effects of Behavioral Skills Training on Performance of College Students in Working with Autistic Children. Brazilian Journal of Behavioral and Cognitive Therapy, 23(1), 1–25. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v23i1.1421

Issue

Section

Articles