Ansiedade e Qualidade de Vida entre Estudantes Universitários Ingressantes: Avaliação e Intervenção

Autores

  • Angélica da Silva Lantyer UNIFESP
  • Caroline Ciardi Varanda UNIFESP
  • Felipe Granado de Souza UNIFESP
  • Ricardo da Costa Padovani UNIFESP
  • Milena de Barros Viana UNIFESP

DOI:

https://doi.org/10.31505/rbtcc.v18i2.880

Palavras-chave:

ansiedade, qualidade de vida, intervenção

Resumo

O estudo avaliou ansiedade e qualidade de vida (QV) entre estudantes universitários ingressantes da área da saúde de uma universidade pública (estudo 1). Com base nos resultados, um programa de intervenção grupal foi desenvolvido (estudo 2). A intervenção consistiu de 8 sessões de 90 min. Em duas sessões foi utilizado um instrumento de biofeedback de variabilidade da frequência cardíaca. Os participantes foram avaliados pelo Inventário de Ansiedade Traço-Estado (IDATE) e pelo questionário que avalia qualidade de vida (QV) SF-36. As mulheres universitárias, independentemente do curso, apresentaram maior ansiedade e pior pontuação em diferentes domínios de mensuração da QV. Os homens do curso de educação física apresentaram melhores escores em diferentes domínios da QV. A intervenção reduziu significativamente a ansiedade e melhorou a saúde mental dos participantes. Estes dados reafirmam a importância do desenvolvimento de programas de intervenção psicoterápica na universidade.

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Publicado

24/11/2016

Como Citar

Lantyer, A. da S., Varanda, C. C., Souza, F. G. de, Padovani, R. da C., & Viana, M. de B. (2016). Ansiedade e Qualidade de Vida entre Estudantes Universitários Ingressantes: Avaliação e Intervenção. Revista Brasileira De Terapia Comportamental E Cognitiva, 18(2), 4–19. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v18i2.880

Edição

Seção

Pesquisas originais