Terapia de Aceitação e Compromisso (act) e cinema: proposta de intervenção a partir de “Frozen” “Parcialmente Nublado/Partly Cloudy”

Autores

  • Jhessica Monteiro
  • Nazaré Pereira

DOI:

https://doi.org/10.31505/rbtcc.v17i2.748

Palavras-chave:

terapia de aceitação e compromisso, análise do comportamento, filmes

Resumo

O presente artigo traz parte das análises desenvolvidas no projeto de pesquisa “Cinema e Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT): contribuições para intervenções terapêuticas”. O projeto teve como objetivo analisar seis filmes, buscando especificar aspectos destes que contribuam para intervenções clínicas com ênfase na ACT, relacionando-os a situações terapêuticas e usando as conclusões para ensinar os fundamentos e a forma de intervir dessa proposta. Após a seleção dos filmes, as cenas foram descritas e discutidas à luz da teoria, enfatizando sua contribuição para intervenções clínicas. Foi possível identificar que os filmes selecionados abordaram temas trabalhados pela ACT (como fusão e controle das causas), evidenciaram que o padrão de evitação de eventos privados/encobertos aversivos amplia o sofrimento e distancia dos valores, e ilustraram as fases pelas quais os clientes precisam percorrer em terapia para alcançar progressos. Para este trabalho, serão descritas as análises de “Frozen – Uma Aventura Congelante” e “Parcialmente Nublado”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

31/05/2015

Como Citar

Monteiro, J., & Pereira, N. (2015). Terapia de Aceitação e Compromisso (act) e cinema: proposta de intervenção a partir de “Frozen” “Parcialmente Nublado/Partly Cloudy”. Revista Brasileira De Terapia Comportamental E Cognitiva, 17(2), 33–45. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v17i2.748

Edição

Seção

Artigos Conceituais