O self e comportamentos autodirigidos: Revisão da literatura de estudos de caso brasileiros em Terapia Analítico-Comportamental Infantil

Autores

  • Carolina Coury Silveira UFSCar
  • Giovana Del Prette USP

DOI:

https://doi.org/10.31505/rbtcc.v16i3.713

Palavras-chave:

self, terapia comportamental infantil, relato de caso

Resumo

O conceito de self está relacionado ao controle privado do indivíduo, cujas falhas nesta aprendizagem podem se relacionar a problemas graves como os Transtornos de Personalidade. Esta pesquisa objetivou analisar o uso do conceito de self na prática em Terapia Analítico-Comportamental Infantil (TACI). Foi realizada uma revisão da literatura de todos os volumes de três revistas científicas brasileiras e de uma coleção de livros em Análise do Comportamento, selecionando-se publicações em TACI abordando o tema self ou algum comportamento autodirigido (N=16). Pôde-se observar que alguns terapeutas têm proposto intervir apenas em aspectos parciais de desenvolvimento de self, o que acarretaria um déficit nos objetivos propostos na Terapia Analítico-Comportamental Infantil. Este resultado alerta para a relevância da publicação de novos trabalhos que foquem em intervenções acerca do self em TACI

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Publicado

21/01/2015

Como Citar

Silveira, C. C., & Prette, G. D. (2015). O self e comportamentos autodirigidos: Revisão da literatura de estudos de caso brasileiros em Terapia Analítico-Comportamental Infantil. Revista Brasileira De Terapia Comportamental E Cognitiva, 16(3), 70–81. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v16i3.713

Edição

Seção

Revisões sistemáticas de literatura