Emergência de leitura recombinativa em crianças com paralisia cerebral

Autores

  • Ana Irene Alves de Oliveira UFPA
  • Glenda Miranda da Paixão UFPA
  • Grauben José Alves de Assis UFPA

DOI:

https://doi.org/10.31505/rbtcc.v16i3.709

Palavras-chave:

discriminação silábica, consciência fonológica, leitura recombinativa, paralisia cerebral

Resumo

O ensino de discriminações silábicas tem sido adotado como um dos procedimentos para aquisição de leitura recombinativa. O objetivo deste estudo foi verificar os efeitos de um ensino de discriminação condicional auditiva e visual sobre a aquisição de leitura recombinativa por três crianças com paralisia cerebral, com idades entre oito e doze anos. A partir de três palavras de ensino, todas dissílabas, foram realizadas etapas de ensino de discriminações auditivas, visuais, auditivas-visuais e visuais-auditivas de sílabas e ensino de rima, aliteração, subtração e adição silábica. Um participante leu com compreensão cinco palavras novas, e os outros dois participantes, quatro. Os dados sugerem que o ensino ocasionou a formação de classes de equivalência demonstradas por indivíduos com comunicação diminuída. Estudos posteriores devem investigar variáveis de procedimentos de ensino mais relevantes, que usem procedimentos adicionais para evitar controle restrito, reexposição aos testes de leitura das palavras recombinadas e testes de manutenção do desempenho.

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Publicado

21/01/2015

Como Citar

Oliveira, A. I. A. de, Paixão, G. M. da, & Assis, G. J. A. de. (2015). Emergência de leitura recombinativa em crianças com paralisia cerebral. Revista Brasileira De Terapia Comportamental E Cognitiva, 16(3), 4–22. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v16i3.709

Edição

Seção

Pesquisas originais