Relato de uma Experiência Psicoeducacional com Familiares de Portadores de Transtornos do Humor

Autores

  • Meu Ling Yu Yin
  • Maria das Graças de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.31505/rbtcc.v6i1.70

Palavras-chave:

educação, família, transtornos do humor, qualidade de vida, análises descritivas e exploratórias, education, family, mood disorders, quality of life, descriptive and exploratory analysis

Resumo

Estudos revelam que os sintomas dos portadores de transtornos do humor afetam seus familiares, podendo alterar a vida destes de forma perturbadora e levá-los a desenvolver atitudes hostis em relação ao doente. O objetivo deste trabalho foi contribuir para a melhoria das relações intrafamiliares. Os resultados, colhidos através de questionários e dos relatos dos familiares, mostraram que a maioria possuía idéias vagas ou errôneas sobre os distúrbios de humor e desconhecia o diagnóstico médico recebido pelo paciente. Todos, de alguma forma, referiram ter sido afetados pela doença do seu familiar. O trabalho psicoeducativo contribuiu para a melhoria do relacionamento com o paciente, maior disponibilidade para ajuda e para o bem-estar do próprio familiar.

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Publicado

01/02/2004

Como Citar

Yin, M. L. Y., & Oliveira, M. das G. de. (2004). Relato de uma Experiência Psicoeducacional com Familiares de Portadores de Transtornos do Humor. Revista Brasileira De Terapia Comportamental E Cognitiva, 6(1), 135–142. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v6i1.70

Edição

Seção

Pesquisas originais