Análise do Comportamento e a Relação Terapeuta-Criança no Tratamento de um Padrão Desafiador-Agressivo

Autores

  • Cristiane Scolari Gosch
  • Luc Vandenberghe

DOI:

https://doi.org/10.31505/rbtcc.v6i2.52

Palavras-chave:

Análise funcional, treinamento de pais e professores, psicoterapia infantil, Functional analysis, parent and teacher training, child psychotherapy

Resumo

O artigo discute o tratamento do comportamento desafiador e agressivo de um menino de nove anos. O problema foi analisado em termos das interações que o menino construiu na tentativa de lidar com a família e com componentes do ambiente escolar. O tratamento consistiu num trabalho direto com a criança, biblioterapia com a mãe, estabelecimento de estratégias em conjunto com os adultos envolvidos, além da discussão dos avanços conquistados por eles. Esse relato não pretende mostrar a eficácia de um programa de intervenção planejado. Ele ilustra a possibilidade de combinar, de maneira produtiva, estratégias provenientes da Análise Aplicada do Comportamento (treino de pais ou reestruturação de contingências) com as da Psicoterapia Analitico-Funcional (o trabalho através do relacionamento genuíno entre terapeuta e criança) com a intenção de quebrar o ciclo vicioso que os comportamentos da criança e dos adultos mantinham umcomo outro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

01/07/2004

Como Citar

Gosch, C. S., & Vandenberghe, L. (2004). Análise do Comportamento e a Relação Terapeuta-Criança no Tratamento de um Padrão Desafiador-Agressivo. Revista Brasileira De Terapia Comportamental E Cognitiva, 6(2), 173–181. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v6i2.52

Edição

Seção

Pesquisas originais