Ensino de relações condicionais monetárias por meio de “Matching to Sample” para crianças surdas com e sem pré-requisitos matemáticos.

Autores

  • Priscila Giselli Silva Magalhães Magalhães UFPA
  • Grauben José Alves de Assis UFPA
  • Rosana Aparecida Rossit Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.31505/rbtcc.v14i2.504

Palavras-chave:

Relações condicionais, Equivalência monetária, Crianças surdas, Pré-requisitos matemáticos

Resumo

O estudo pretendeu verificar o efeito de um procedimento de ensino de escolha de acordo com o modelo (MTS) sobre aprendizagem de relações monetárias em crianças surdas com e sem pré-requisitos matemáticos. Participaram seis crianças surdas distribuídas em dois grupos experimentais (com e sem pré-requisitos matemáticos). Houve ensino via MTS entre valores em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e: preços (AB), figuras de moedas (AC) e figuras de cédulas (AD), seguidos dos testes de simetria e transitividade. A maioria dos participantes apresentou emergência de relações. O ensino via MTS em componentes envolveu relações entre preços e figuras de moedas (DB) e figuras de notas e figuras de moedas (DC), seguido de testes de simetria, transitividade e de generalização (simulação de compra e venda). Houve diferença no desempenho entre os participantes dos Grupos I e II, o que confirma a importância de pré-requisitos para aprendizagem de relações monetárias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

12/08/2012

Como Citar

Magalhães, P. G. S. M., Assis, G. J. A. de, & Rossit, R. A. (2012). Ensino de relações condicionais monetárias por meio de “Matching to Sample” para crianças surdas com e sem pré-requisitos matemáticos. Revista Brasileira De Terapia Comportamental E Cognitiva, 14(2), 4–22. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v14i2.504

Edição

Seção

Pesquisas originais