Análise funcional do comportamento na avaliação e terapia com crianças.
DOI:
https://doi.org/10.31505/rbtcc.v12i1/2.413Palavras-chave:
Análise funcional, Avaliação funcional, Terapia comportamental, InfânciaResumo
Este artigo objetiva apresentar a importância da análise funcional do comportamento na avaliação e terapia comportamentais com crianças. Tomou parte um caso com oito anos e seis meses de idade, sexo feminino e dois anos de escolaridade. Sua mãe procurou atendimento com as descrições comportamentais da filha: desatenta, agitada, agressiva, desobediente e com dificuldades escolares. A avaliação funcional foi realizada em seis situações: terapeutacliente, terapeutamãe, terapeutapai, terapeutapais, terapeutatia e terapeutaprofessora. Os principais procedimentos foram a observação do repertório comportamental da cliente, o relato verbal e a aplicação de instrumentos específicos. A análise funcional do comportamento foi promovida com base na formulação de hipóteses dos efeitos de mudanças ambientais nos comportamentosqueixa da cliente. Procedimentos de reforço verbal e generalizado foram utilizados para aumentar a autoestima e desenvolver um comportamento de melhor desempenho aritmético e acadêmico. Ambos os objetivos foram alcançados. Esse estudo de caso demonstrou que a análise funcional pode embasar processos de avaliação e psicoterapia infantil, tornandoos mais efetivos.Downloads
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