Programação de Ensino: Aspectos precursores dessa subárea

Autores

  • Gabriel Vieira Cândido Universidade Federal de São Carlos
  • Otávio Beltramello Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.31505/rbtcc.v26i1.1756

Palavras-chave:

Pesquisa Histórica, História da Psicologia, História da Educação, Ensino-Aprendizagem, Condições de Ensino

Resumo

Caracterizar uma área de conhecimentos envolve examinar documentos históricos que auxiliem a organizar e compreender diferentes acontecimentos passados. Na Análise do Comportamento, há uma subárea denominada "Programação de Ensino", responsável por intervir em necessidades relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem, cuja origem se relaciona a trabalhos produzidos no Brasil a partir da década de 1960. Considerando isso, o objetivo do presente trabalho é caracterizar parte do processo de construção de conhecimento nessa subárea, analisando-se os anais de duas sociedades científicas brasileiras em que alguns dos primeiros trabalhos foram apresentados. Para isso, foram examinados 155 trabalhos, com vistas: ao ano de publicação, autores, instituições, departamentos e conteúdo dos textos. Identificou-se que, os termos utilizados até o ano de 1978, não tinham definições claras, nem aplicações que possam ser consideradas homogêneas. Portanto, neste trabalho são apresentados acontecimentos antecessores à sistematização da Programação de Ensino e que podem ser considerados seus precursores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

03/05/2024

Como Citar

Cândido, G. V., & Beltramello, O. (2024). Programação de Ensino: Aspectos precursores dessa subárea. Revista Brasileira De Terapia Comportamental E Cognitiva, 26(1), e241756. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v26i1.1756

Edição

Seção

Seção Especial: História e Ensino da Análise do Comportamento