Comportamento governado por regras

Autores

  • Maria Amélia Matos

DOI:

https://doi.org/10.31505/rbtcc.v3i2.135

Palavras-chave:

Regras, Controle instrucional, Comportamento verbal, Comportamento governado verbalmente, Rules, Instructional control, Verbal behavior, Verbally controlled behavior.

Resumo

Nesta breve revisão de finalidades didáticas, discutem-se algumas questões relacionadas ao comportamento governado por regras. Mostra-se que o comportamento instruído é menos sensível a contingências que o comportamento modelado. Contudo, um comportamento sob controle de contingências pode passar para sob o controle de auto regras. Desempenhos motores complexos e aqueles que envolvem diferenciações sutis são mais eficazmente instalados por instrução mas, à medida que se instalam, passam a ocorrer sem o acompanhamento de regras, podendo ficar totalmente sob controle das contingências, ou seja, regras são úteis para complementar contingências fracas, remotas, ou complexas, assim como em situações de competição entre contingências opostas; porém, na medida em que as contingências se tornam mais fortes (por um controle de estímulo mais eficaz, ou por operações estabelecedoras, etc.) elas eliminam o controle pela regra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

01/07/2001

Como Citar

Matos, M. A. (2001). Comportamento governado por regras. Revista Brasileira De Terapia Comportamental E Cognitiva, 3(2), 51–66. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v3i2.135

Edição

Seção

Pesquisas originais