Ensino de Terapia Analítico-Comportamental

uma revisão sistemática da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31505/rbtcc.v21i3.1342

Palavras-chave:

ensino-aprendizagem, Terapia Analítico-Comportamental, Análise do Comportamento, formação de terapeutas analítico-comportamentais

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi avaliar a correspondência entre características do ensino de Terapia Analítico-Comportamental e o conhecimento em Análise do Comportamento (AC) relativo aos processos de ensinar e aprender. Foi realizada revisão sistemática de literatura, sendo selecionados estudos nas bases SciELO e PePSIC, nas coleções Sobre Comportamento e Cognição e Comportamento em Foco e nos principais periódicos de Análise do Comportamento em que brasileiros publicam. Para recuperação dos estudos, foram utilizados descritores como “ensino” e “aprendizagem” em combinação com “terapia analítico-comportamental” e “terapeuta analítico-comportamental”. Foram analisados 36 estudos, nos quais foram examinadas informações relativas ao processo de ensino-aprendizagem que, no geral, apresentam generalidade, imprecisão e pouca clareza, correspondendo pouco com conhecimentos analítico-comportamentais referentes aos processos de ensino-aprendizagem. Apesar disso, estudos recentes apresentam informações mais claras, indicando possível tendência dos pesquisadores em se basear cada vez mais nos conhecimentos de AC ao ensinar terapeutas analítico-comportamentais.

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Biografia do Autor

Gabriel Gomes De Luca, Universidade Federal do Paraná

Professor do Departamento de Psicologia da UFPR. Psicólogo, mestre em Psicologia e doutor em Psicologia pela UFSC.

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Publicado

22/09/2020

Como Citar

Rodrigues, B. dos S., & De Luca, G. G. (2020). Ensino de Terapia Analítico-Comportamental: uma revisão sistemática da literatura. Revista Brasileira De Terapia Comportamental E Cognitiva, 21(4), 503–523. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v21i3.1342

Edição

Seção

Revisões sistemáticas de literatura