Ensino de Terapia Analítico-Comportamental
uma revisão sistemática da literatura
DOI:
https://doi.org/10.31505/rbtcc.v21i3.1342Palavras-chave:
ensino-aprendizagem, Terapia Analítico-Comportamental, Análise do Comportamento, formação de terapeutas analítico-comportamentaisResumo
O objetivo desta pesquisa foi avaliar a correspondência entre características do ensino de Terapia Analítico-Comportamental e o conhecimento em Análise do Comportamento (AC) relativo aos processos de ensinar e aprender. Foi realizada revisão sistemática de literatura, sendo selecionados estudos nas bases SciELO e PePSIC, nas coleções Sobre Comportamento e Cognição e Comportamento em Foco e nos principais periódicos de Análise do Comportamento em que brasileiros publicam. Para recuperação dos estudos, foram utilizados descritores como “ensino” e “aprendizagem” em combinação com “terapia analítico-comportamental” e “terapeuta analítico-comportamental”. Foram analisados 36 estudos, nos quais foram examinadas informações relativas ao processo de ensino-aprendizagem que, no geral, apresentam generalidade, imprecisão e pouca clareza, correspondendo pouco com conhecimentos analítico-comportamentais referentes aos processos de ensino-aprendizagem. Apesar disso, estudos recentes apresentam informações mais claras, indicando possível tendência dos pesquisadores em se basear cada vez mais nos conhecimentos de AC ao ensinar terapeutas analítico-comportamentais.Downloads
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