Qual é a Relação entre Criatividade e Transtorno Mental?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31505/rbtcc.v21i3.1315

Palavras-chave:

criatividade, transtorno mental, personalidade

Resumo

O objetivo deste estudo foi examinar a relação entre criatividade e transtornos mentais, discutindo suas implicações psicológicas e sociais. Isso nos possibilita refletir acerca da extensão em que a criatividade é valorizada e aceita em nossa sociedade e como os estereótipos envolvendo pessoas altamente criativas influenciam na sua trajetória de vida. Com base na literatura na área de criatividade, discutiu-se o conceito de criatividade e transtorno mental e buscou-se analisar a inter-relação entre os dois construtos. Pode-se concluir que não há um consenso acerca dessa associação. Tais divergências podem ser explicadas em função da ausência de definição específica dos construtos e da necessidade de se determinar qual transtorno foi investigado e em relação a qual dimensão de criatividade. Não se trata de uma relação direta, causal, simplista ou global. Também discute-se acerca da maneira como os padrões sociais determinam e diferenciam o indivíduo altamente criativo daquele que apresentam comportamentos desviantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marina Nogueira, Universidade de Brasília

Psicóloga, mestre em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde pela Universidade de Brasília. Atua como psicóloga clínica e tem experiência na atuação com saúde mental e altas habilidades.

Downloads

Publicado

30/12/2019

Como Citar

Nogueira, M., & Fleith, D. de S. (2019). Qual é a Relação entre Criatividade e Transtorno Mental?. Revista Brasileira De Terapia Comportamental E Cognitiva, 21(3), 317–331. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v21i3.1315

Edição

Seção

Artigos Conceituais