Behavioral cusp e o responder por exclusão

Notas sobre um programa de pesquisa

Autores

  • Maria Stella Coutinho de Alcantara Gil UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.31505/rbtcc.v21i1.1148

Palavras-chave:

responder por exclusão, crianças pequenas, behavioral cusp, desenvolvimento, programa de pesquisa

Resumo

A Análise do Comportamento pode contribuir para a compreensão do desenvolvimento humano beneficiando- se da pesquisa empírica acumulada. Este trabalho explorou um programa de pesquisa sobre o responder por exclusão em crianças pequenas considerado uma behavioral cusp. As notas sobre o programa sumarizaram um conjunto de pesquisas que pode dar sustentação empírica ao conceito. As operações que produzem o responder por exclusão correspondem a uma das operações que simulam o que se entende por comportamento de ouvinte. O responder por exclusão é um acontecimento precoce que se estende ao longo da vida; por outro lado, o comportamento de ouvinte, possivelmente, é uma condição para ecoar; tatear e emitir mandos. O alcance da mudança da aquisição requereria verificar empiricamente o seu impacto sobre mudanças posteriores, um desafio a ser enfrentado. Apresentar um programa de pesquisa em processo pareceu-nos sugerir alternativas para o debate sobre uma análise comportamental do desenvolvimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

11/07/2019

Como Citar

Alcantara Gil, M. S. C. de. (2019). Behavioral cusp e o responder por exclusão: Notas sobre um programa de pesquisa. Revista Brasileira De Terapia Comportamental E Cognitiva, 21(1), 95–117. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v21i1.1148

Edição

Seção

Artigos Conceituais