Relações funcionais entre estímulos condicionais sociais, atenção conjunta, tato e mando em crianças com autismo

Autores

  • Flávia Teresa Neves Silva Bacelar UFPA
  • Elizabeth Bezerra Neves UFPA
  • Carlos Barbosa Alves de Souza UFPA

DOI:

https://doi.org/10.31505/rbtcc.v19i4.1093

Palavras-chave:

atenção conjunta, mando, tato, estímulos condicionais sociais, autismo

Resumo

Déficits na atenção conjunta (AC), caracterizada como resposta de atenção conjunta (RAC) e iniciação de atenção conjunta (IAC), têm sido relacionados com os problemas de linguagem observados em pessoas com autismo. O estabelecimento do comportamento de outras pessoas como estímulos discriminativos/reforçadores condicionais pode ser importante para AC. Este estudo investigou, em três crianças com autismo, as relações funcionais que podem ocorrer entre o estabelecimento do comportamento de outras pessoas como estímulos discriminativos/reforçadores condicionais e os repertórios de RAC, IAC, tato e mando. Foram realizados treinos de repertórios de sessão e pré-testes da efetividade reforçadora/discriminativa de estímulos condicionais sociais, de RAC, IAC, mando e tato. Com base nos prétestes, foram definidas diferentes linhas de base entre os participantes para iniciar os treinos dos repertórios inexistentes e poder avaliar os efeitos de um ou mais repertórios sobre os demais. Os resultados sugerem uma independência funcional entre a aquisição de RAC, mando e tato e o estabelecimento de respostas a estímulos sociais.

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Publicado

25/02/2018

Como Citar

Bacelar, F. T. N. S., Neves, E. B., & Souza, C. B. A. de. (2018). Relações funcionais entre estímulos condicionais sociais, atenção conjunta, tato e mando em crianças com autismo. Revista Brasileira De Terapia Comportamental E Cognitiva, 19(4), 45–61. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v19i4.1093

Edição

Seção

Pesquisas originais