Práticas parentais educativas na interação social mães-filhos

Autores

  • Alessandra Turini Bolsoni-Silva UNESP Bauru

DOI:

https://doi.org/10.31505/rbtcc.v19i4.1092

Palavras-chave:

práticas educativas, problemas de comportamento, habilidades sociais, sexo, escolaridade, variáveis sociodemográficas maternas

Resumo

O estudo das interações mães-filhos favorece a elaboração de intervenções eficazes. O objetivo é o de descrever, comparar e correlacionar interações sociais estabelecidas entre mães e filhos quanto ao comportamento materno e ao repertório infantil, controlando a presença ou não de problemas de comportamento e o sexo da criança. Participaram 68 mães casadas e seus filhos, pré-escolares e escolares, com e sem problemas de comportamento, igualmente distribuídos em um delineamento caso-controle quanto ao sexo e escolaridade das crianças. Foram conduzidas análises de comparação e correlacionais quanto a práticas educativas e comportamentos infantis. Os resultados indicam interações sociais diferenciadas quanto à comunicação, afeto e limites, havendo no grupo não clínico mais práticas positivas que negativas contingentes a comportamentos das crianças. As crianças não clínicas, por sua vez, são mais habilidosas em contingência com os comportamentos maternos. Poucas diferenças foram encontradas nas práticas com meninos e meninas, mas, com eles, há mais uso de prática negativa de educação.

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Publicado

25/02/2018

Como Citar

Bolsoni-Silva, A. T. (2018). Práticas parentais educativas na interação social mães-filhos. Revista Brasileira De Terapia Comportamental E Cognitiva, 19(4), 25–44. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v19i4.1092

Edição

Seção

Pesquisas originais