Problemas internalizantes: revisão de intervenções sobre as práticas parentais

Autores

  • Natália Pinheiro Orti UNESP Bauru
  • Alessandra Turini Bolsoni-Silva UNESP Bauru

DOI:

https://doi.org/10.31505/rbtcc.v19i2.1037

Palavras-chave:

Problemas internalizantes, práticas parentais, intervenção

Resumo

Apesar de estudos apontarem a associação entre problemas internalizantes e variáveis familiares, predominam as intervenções focadas na criança ou no adolescente. Este estudo teve por objetivo identificar e descrever características de programas de intervenção para problemas internalizantes na infância ou adolescência, que incluem os pais, descritos em pesquisas aplicadas. Diferentes palavras-chave foram combinadas no mecanismo de busca do portal da Capes. A partir do levantamento foram encontrados cinco estudos internacionais de intervenção, os quais foram avaliados na íntegra e descritos quanto ao delineamento, participantes, conteúdo, características das intervenções, resultados e follow-up. A eficácia das intervenções parentais foi discutida quanto à consistência dos procedimentos de intervenção com os fatores de risco e proteção descritos pela literatura da área.

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Publicado

15/11/2017

Como Citar

Orti, N. P., & Bolsoni-Silva, A. T. (2017). Problemas internalizantes: revisão de intervenções sobre as práticas parentais. Revista Brasileira De Terapia Comportamental E Cognitiva, 19(2), 138–159. https://doi.org/10.31505/rbtcc.v19i2.1037

Edição

Seção

Revisões sistemáticas de literatura